quinta-feira, 13 de outubro de 2016

CheapCast transforma seu Android velho num Chromecast

O Google está rindo de orelha a orelha com o Chromecast: o dongle está vendendo muito bem pelo Google Play, está completamente esgotado na Best Buy e sofreu uma inflação de quase 100% no site da Amazon, muito por conta de estrangeiros que o desejam.

O GTV Hacker conseguiu acesso root e descobriu que o Chromecast não roda Chrome OS e sim uma versão resumida do Android, sem o Dalvik. Em suma é uma comunicação simples entre dispositivos do robozinho, portanto não demoraria muito para fazerem o caminho inverso e desenvolverem um app que emulasse o dongle. E não deu outra: o desenvolvedor Sebastian Mauer já disponibilizou o CheapCast, um aplicativo que transforma qualquer smartphone Android a partir do 2.2 Froyo em um Chromecast.

A ideia é interessante, mas depende de alguns fatores: a comunicação entre Androids é a esperada, bastando apenas que os aparelhos estejam na mesma rede Wi-Fi. Já para jogar as imagens na TV a coisa complica: o smartphone/tablet que servirá como emulador deverá estar conectado via HDMI, enquanto seu dispositivo vai funcionar como controle remoto, tal como se você estivesse usando o dongle de fato. Com isso você pode assistir YouTube, Netflix e outros conteúdos como faria com o Chromecast.

Como o app ainda está em Alpha, obviamente muitas coisas podem não funcionar de acordo, além do fato de que ele ainda não suporta reprodução de conteúdo em abas. Mauer pretende obviamente aperfeiçoar o app, que já recebeu adicionais interessantes pelo pessoal do CyanogenMod, como execução de podcasts e outros conteúdos que não os previstos pelo desenvolvedor.

Para quem quer adquirir o Chromecast, gostaria de ter uma ideia de como ele funciona e tem um Android velho no fundo da gaveta, não custa nada dar uma olhada. O app pode ser baixado aqui e é na faixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário