segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Corrigindo a resolução da inicialização, Plymouth e terminais no Ubuntu

O Ubuntu é uma das distribuições que usa um moderno sistema de animação durante sua inicialização e desligamento: o Plymouth. Sabe quando você liga seu Windows e aparece aquela animaçãozinha na tela? Pois é, seria o similar do Ubuntu, mas este último possui suporte a vários temas, para começar.

O Plymouth particularmente permite animações bem elegantes, e a padrão do último Ubuntu lançado e seus adjacentes (como o Kubuntu, Xubuntu e etc), fizeram por merecer em suas qualidades.

Contudo, grande parte dos computadores onde a nova versão do Ubuntu foi instalada, especialmente onde foram feitas atualizações a partir de outras versões do sistema, o Plymouth se comporta de uma maneira estranha. Além de tudo ficar cinza, ou a sua resolução é super-aumentada, de forma que o monitor nem consegue exibir algo, ou sua resolução ficaextremamente baixa e, consequentemente, com aparência muito feia:

Na maioria dos casos essa resolução também afeta os terminais; ou seja, você não enxerga uma mensagem de erro sequer na tela, e não pode pedir socorro à eles naqueles momentos onde a interface te deixa na mão, via Ctrl+Alt+F5, Ctrl+Alt+F6 e etc para sanar problemas ocorridos na interface gráfica ou até para executar outras tarefas via linha de comando. Eu particularmente já cheguei a dar comandos "no escuro", sem ver o que estava digitando e tendo que conhecer os processos.

Contudo, tempos atrás o Softpedia, em sua divisão voltada a Linux, publicou uma dica rápida e fácil de como resolver este problema da resolução, e um resumo traduzido foi postado no fórum do Ubuntu, ao qual agradeço. Através destes passos, você volta a enxergar perfeitamente os terminais e de quebra passa a ver todo o processo e animação na inicialização e desligamento do sistema.

O primeiro passo é abrir um terminal, em "Aplicações > Sistema > Terminal", no Ubuntu com GNOME. Com o terminal aberto, rode:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install v86d

E aguarde o término da instalação. Os comandos acima solicitarão a senha do usuário, isso é normal. Após isso, digite para abrir o arquivo de configuração do Grub, o nosso seletor gráfico de sistemas no boot:

$ sudo gedit /etc/default/grub

Localize a seguinte linha, provavelmente a de número 9:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

E substitua por essa, colocando ao invés de "1024x768" a sua resolução desejada:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1024x768-24,mtrr=3,scroll=ywrap"

Role para baixo. Na linha 18, muito provavelmente, está o seguinte conteúdo:

#GRUB_GFXMODE=640x480

Substitua por:

GRUB_GFXMODE=1024x768

Inserindo novamente a mesma resolução escolhida. Terminado, salve e feche o Gedit.

Vamos agora editar mais um arquivo de configuração, dessa vez um arquivo responsável pelo carregamento de módulos do initramfs:

$ sudo gedit /etc/initramfs-tools/modules

Ao final do arquivo, que deve ter pouca coisa, copie e cole a seguinte linha, novamente colocando a mesma resolução desejada:

uvesafb mode_option=1024x768-24 mtrr=3 scroll=ywrap

Coloque a linha depois das linhas onde há um "#" na frente, ou seja, em uma linha nova. Salve e feche o Gedit. Agora só falta um comando que reconfigura tudo, desde o initramfs até o Grub, usando as novas configurações (tudo abaixo forma uma só linha):

$ sudo echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash && sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u

Feito tudo isso, prontinho. Reinicie o seu micro e curta agora sua animação de inicialização e desligamento do sistema. E ah, em caso de panes na interface gráfica, você já poderá pedir socorro nos terminais :-)
Tenho Kubuntu, fiz isso e agora aparece pra mim a tela roxa do Ubuntu. E agora?

[Agradecimentos ao Behringer] Bem, alguns usuários do Kubuntu têm relatado este problema, que teoricamente não era para acontecer, e não acontece no Xubuntu, por exemplo.

Para você, usuário do Kubuntu, resolver isso, instale algum pacote que se inicie com "plymouth-theme". Há vários temas. Você pode escolher eles através do comando:

$ apt-cache search plymouth-theme

Ou abrindo o Synaptic, através de Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes, e digitando "plymouth-theme" no campo de busca. Para instalar, use o 'sudo apt-get install pacote' ou marque para a instalação no Synaptic e depois clique em "Aplicar":


Se você prefere instalar só o tema do Kubuntu, ou ao menos verificar que ele está instalado, rode:

$ sudo apt-get install plymouth-theme-kubuntu-logo

Terminada a instalação do(s) pacote(s), rode no terminal:

$ sudo update-alternatives --config default.plymouth

Uma tela como a seguir lhe será apresentada. Escolha o tema, digitando o número referente à linha do tema desejado, e pressionando 'enter':

Depois que escolher o tema, finalize rodando:

$ sudo update-initramfs -u

E "corra para o abraço" :-)



Boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário